Ouça agora

Locais/Regionais

Compartilhe agora

UNIFEBE promove seminário dos 150 anos de Imigração Polonesa para o Brasil

Postado em 21/08/2018 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : UNIFEBE promove seminário dos 150 anos de Imigração Polonesa para o Brasil*


Assessoria Unifebe

Com tradição de emigrar há séculos, a Polônia encontrou no Brasil um bom lugar para criar laços. Brusque, especialmente, se tornou a casa deste povo. Com o objetivo de apresentar porque o município é intitulado como o berço da imigração polonesa e porque Sebastião Edmundo Wo? Saporski é considerado o pai da imigração no Brasil, a UNIFEBE promove o VII Seminário Temático do Programa História e Memória Regional — “150 anos de Imigração Polonesa para o Brasil”.

O evento, que contará com duas importantes palestras, é promovido pelo Grupo de Pesquisa, História, Memória e Patrimônio Cultural (HiMPaC/UNIFEBE) e será realizado no auditório do Bloco C na sexta-feira, 24 de agosto, às 19h.  

A professora Rosemari Glatz, organizadora do seminário, destaca que o polonês é um povo com tradição de emigrar, primeiro em busca de sustento, depois por motivos políticos e/ou econômicos. Segundo ela, os países que receberam o maior número de imigrantes foram os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a França, a Alemanha e o Brasil.

— Em agosto de 1869 chegaram em Brusque os primeiros poloneses e ali permaneceram cerca de dois anos, quando transmigraram para o Paraná (PR). Desentendimentos com outros imigrantes e alguns desmandos permitiram que, graças à atuação de dois líderes, um deles, Sebastião Edmundo Wo? Saporski, os imigrantes transmigrassem e alcançassem a fronteira do Estado vizinho, onde os poloneses de Brusque deram início à imigração polonesa que, mais tarde, deslanchou no processo imigratório polaco — explica.

Rosemari destaca que Brusque continua abrigando uma pequena colônia de descendentes poloneses e que o mês de agosto deste ano marca o início da contagem regressiva das comemorações de 150 anos de imigração polonesa para o Brasil, a ser festejado em 2019. Informações sobre o seminário pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: 3211-7225.

Programação

24 de agosto, sexta-feira

– 18h30: Recepção

– 19h: Abertura

– 19h15: Palestra 1 “BRUSQUE: Berço da imigração polonesa no Brasil”

Palestrante: Professora Rosemari Glatz, da UNIFEBE

– 19h30: Palestra 2 “Sebastião Edmundo Wo? Saporski – Pai da Imigração Polonesa no Brasil"e;

Palestrante: Professora Mari Ines Piekas, de Curitiba (PR)

Assessoria Unifebe

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

1 × cinco =