Ouça agora

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Profissionais responsáveis pelo Centro de Memória da UNIFEBE recebem treinamento sobre conversação e preservação de documentos

Postado em 15/08/2023 por

Feature image

*Fonte imagem : WhatsApp-Image-2023-08-15-at-21.32.16*


Formação foi ministrada pelo coordenador do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), César Karpinski

Com o intuito de aprimorar as técnicas de preservação e conservação dos documentos e materiais disponíveis no Centro de Memória, a UNIFEBE recebeu nesta segunda-feira (14), o coordenador do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor César Karpinski. Acompanhada pela historiadora e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, as bibliotecárias da instituição, Carla Zenita do Nascimento e Elisiane Mafezolli, acompanharam os ensinamentos do profissional, que evidenciou na prática quais os procedimentos ideais para a limpeza e arquivo dos materiais históricos.

“Os documentos, tecidos e fotos dispostos no nosso Centro de Memória são verdadeiros tesouros da nossa história. Eles revelam o que já fomos, de onde viemos. Nesse sentido que, saber manipulá-los e preservá-los de forma correta é indispensável para que constituamos o Arquivo cada vez mais como um espaço de pesquisa, de conhecimento e preservação da memória”, enfatiza a reitora da UNIFEBE.

Nesta primeira visita, Karpinski mapeou o trabalho desenvolvido pela UNIFEBE. “Por meio dessa parceria queremos que o aspecto técnico e o apelo simbólico da memória caminhem juntos. Fiquei impactado com a infraestrutura disposta pela UNIFEBE para este fim, pois ela realmente evidencia a preocupação da instituição com a história regional”, destaca Karpinski.

O objetivo da UNIFEBE é realizar uma formação continuada com os profissionais responsáveis pelo Centro de Memória. Inaugurado em dezembro de 2022, o espaço, localizado na Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy conta com o acervo histórico da indústria têxtil catarinense, composto por documentos oficiais, álbuns fotográficos, cartas, cartões postais, jornais e artefatos têxteis do início do século XX, do acervo da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Indústria Buettner e Companhia Industrial Schlösser.

A história oral de moradores de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento, armazenada em fitas cassete, documentos sobre os Jogos Abertos de Santa Catarina, artefatos e documentos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), bem como acervos de moda que retratam a história do século XIX e XX na nossa região, também compõem o Centro de Memória da UNIFEBE.

Para que a comunidade tenha acesso aos materiais disponíveis no Centro de Memória, a UNIFEBE vem trabalhando na digitalização do acervo fotográfico. É no próprio local que a equipe da instituição higieniza, digitaliza e insere o material no sistema informatizado de bibliotecas Pergamum, por meio de catalogação, indexação e classificação.

Confira os materiais que já estão disponíveis no Acervo Digital em unifebe.edu.br.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois − 1 =