Ouça agora

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Prefeitura e Câmara de Guabiruba lançam campanha de conscientização sobre fogos de artifício

Postado em 10/05/2021 por

Feature image

*Fonte imagem : 3065461*


Na tarde desta terça-feira, 10, a Prefeitura de Guabiruba juntamente com a Câmara de Vereadores de Guabiruba inicia hoje a campanha de conscientização dos fogos de alto estampido, com o tema “Sua comemoração não pode falar mais alto que o respeito pelo próximo”.

A iniciativa da campanha surgiu através de conversas com a AMA (Associação de Pais, Profissionais e Amigos do Autista), a Pata (Protegendo os animais com Todo o Amor) e a Combea (Conselho Municipal de Bem-Estar Animal) sobre a necessidade de conscientização a não usarem fogos de alto estampido, pois o som causa transtorno em autistas, enfermos, idosos, crianças e animais.

O lançamento da Campanha é hoje e ela será nas mídias sociais, rádios, jornais, outdoors, banners, cartazes e flyers.

Estiveram presentes no lançamento o prefeito Valmir Zirke, o vice Cledison R. Kormann, o Sargento Wilke, a presidente da AMA Guedria Motta, a PATA representada pela Patrícia e Eduarda Schweigert representando a COMBEA. Também estiveram presentes o presidente da câmara de Vereadores, Cristiano Kormann, os vereadores Alexandre Pereira, Valdemiro Dalbosco, Jair Kohler, Wagner Westard, Simone Fischer e a imprensa local.

Segundo Cristiano Kormann, o motivo da campanha, apresentado na câmara, foi a discussão do projeto de lei, onde se tem uma dificuldade de colocar em prática. Os cidadãos incomodados com o barulho dos fogos podem optar pela lei municipal, criada em 2010, de perturbação do sossego alheio.

As crianças autistas sofrem com fogos de artifício, causando crises a ponto de tomarem remédios para controlar a situação, já que 90% dos autistas têm disfunções sensoriais. A AMA possui mais de 300 crianças autistas na região de Guabiruba e Brusque, ressalta Guedria.

“Acreditamos que com a campanha de conscientização as pessoas se sensibilizem”, comenta Eduarda Schweigert, do COMBEA. Patrícia, da PATA, ressalta a importância da conscientização para os animais, que devido ao barulho, os animais acabam fugindo de suas casas e em algumas situações acabam sendo atropelados, ou ficando abandonados nas ruas.

O Sargento Wilke ressalta que a polícia incentiva a Campanha de conscientização em Guabiruba, e complementa a sobre a complexidade da fiscalização na a comprovação do fato. “O marco inicial é a conscientização. Se todos tivessem consciência não precisaríamos tanta legislação como temos. A polícia está à disposição, somos parceiros para cobrar e fiscalizar a legislação vigente.”

A Prefeitura de Guabiruba, através do prefeito Valmir Zirke, se compromete em não soltar fogos de alto estampido nos eventos realizados pela Prefeitura, como forma de conscientização e exemplo aos demais cidadãos guabirubenses.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

4 − dois =