Ouça agora

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Guabiruba Saneamento assina contrato para projetos de ampliação do sistema produtor central

Postado em 04/04/2022 por

Feature image

*Fonte imagem : WhatsApp-Image-2022-04-04-at-17.20.46*


A Guabiruba Saneamento e a engenharia CISM, de Curitiba/PR, assinaram contrato na última sexta-feira para elaboração do projeto conceitual para ampliações necessárias no sistema produtor central do município em planejamento de curto, médio e longo prazo. A iniciativa marca a continuidade dos investimentos da concessionária.

A partir deste contrato firmado, a empresa contratada terá o prazo de 120 dias para entrega dos projetos que indicarão as melhores soluções tecnológicas, áreas necessárias para expansão das unidades operacionais e termos de referência para contratação subsequente dos projetos executivos de ampliação do sistema produtor na primeira etapa, prevista no contrato de concessão.

A ampliação do sistema produtor central beneficiará amplamente todo o município de Guabiruba, principalmente os pontos mais distantes e elevados afetados pelos períodos de alto consumo localizados nos bairros Holstein, Lorena, Alsácia, Imigrantes, Aymoré, Guabiruba Sul e Lageado Baixo. Após a conclusão desta primeira etapa de investimentos, a Guabiruba Saneamento terá a produção necessária para dar início a ampliação da cobertura de redes de abastecimento de água, e assim, levar água potável a todos os guabirubenses.

Estiveram presentes na assinatura e na reunião técnica para o início dos trabalhos o Gestor de Operações, Guilherme Paladini, junto com dos demais engenheiros da Guabiruba Saneamento, além de Anderson Luiz Cavichioli, secretário de Planejamento de Guabiruba, Clarice Manzochi, engenheira sênior, Lucas Grícola, Gerente de Projetos e demais engenheiros da CISM Engenheiros e Consultores.

A empresa contratada foi fundada em 1999 e possui amplo quadro técnico, com profissionais altamente qualificados do mercado nacional, entre engenheiros e técnicos. A CISM Engenheiros e Consultores tem como clientes algumas das maiores empresas, tidas como grandes referências do setor de saneamento no país atualmente, como BRK Ambiental, AEGEA, SANEPAR, Iguá, entre outras.

AÇÕES ANTECIPADAS

O contrato de concessão, assinado em 30 de abril de 2020, estabelece em seu cronograma de investimentos que as ações para ampliação do sistema produtor central do município ocorram em seu terceiro ano de vigência, ainda não iniciado. Mesmo assim, a Guabiruba Saneamento já executou ações importantes desde que assumiu os serviços do município.

A partir de maio de 2020, foram realizados estudos topográficos, sondagens de solo, modelagem hidráulica do sistema de abastecimento, projeto básico da nova captação, projeto básico de ampliação do sistema de pressurização São Pedro, entre outras ações de engenharia. Este amplo conjunto de informações técnicas permitirá que o projeto conceitual avalie e planeje de forma efetiva a expansão deste sistema de abastecimento em etapas distintas até o ano de 2050. Desta forma, a Guabiruba Saneamento, além de dar continuidade ao desenvolvimento da solução definitiva para as atuais questões de abastecimento do município – como ampliação da captação de água bruta, Estação e Tratamento de Água e reservação -, terá em mãos o planejamento para as etapas subsequentes de incremento da infraestrutura, que acompanharão o crescimento do município de Guabiruba até o ano de 2050.

Como parte das medidas necessárias para viabilização dos investimentos, o poder concedente tem, contratualmente, o dever de proceder com a regularização e consolidação de todas as áreas onde se encontram atualmente as unidades operacionais e aquelas utilizadas para as ampliações necessárias. A Guabiruba Saneamento esclarece que todos os investimentos realizados pela concessionária ao longo da vigência do contrato de concessão, bem como as áreas utilizadas para sua implantação, são de patrimônio público, necessariamente devolvidos ao poder público do final do período contratual.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

3 + 9 =