Ouça agora

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Escritora Guabirubense recebe prêmio inédito pela Academia Catarinense de Letras, em Florianópolis

Postado em 18/12/2017 por

img-page-categoria

*Fonte imagem : Escritora Guabirubense recebe prêmio inédito pela Academia Catarinense de Letras, em Florianópolis*


Méroli Habitzreuter

Pela primeira vez na história da cidade, uma escritora é premiada pela Academia Catarinense de Letras. Na oportunidade, a Guabirubense Méroli Habitzreuter recebeu o Prêmio de Poesia, pelo seu “Spleen”, lançado em março deste ano.  A obra foi destacada como revelação no gênero literário no estado.

Este marco coloca a cidade no hall da literatura estadual e expande os horizontes profissionais da escritora. Que recentemente também foi selecionada em mais um edital do Fundo Cultural de Guabiruba e premiada em concurso internacional.

 

OS PREMIADOS

 

São os seguintes os premiados pela ACL em 2017

Prêmio Othon D'Eça, pelo conjunto da obra – Salim Miguel, in memoriam

Prêmio de Contos – Dirce Waltrick do Amarante

Prêmio de Crítica Literária – Lauro Junkes, in memoriam

Prêmio de Crônicas – Dante Mendonça

Prêmio de Ensaio – Mitsi Westphal Taylor

Prêmio de História – Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

Prêmio de Língua Portuguesa – Maria Tereza Queiroz Piacentini

Prêmio de Poesia – Méroli Habitzreuter

Prêmio de Romance – Godofredo de Oliveira Neto

Divulgação de Autores Brasileiros no Exterior – Giovanni Ricciardi

 

O SPLEEN

 

O primeiro volume da obra “Spleen”, surge do recorte de uma coleção de mais de 300 poesias, escritas na época da adolescência.  Ecoa pelos versos das suas 40 poesias e anuncia em sua última página o segundo volume da obra, que tem o propósito de virar livro e encerrar as publicações poéticas desta coleção.  

Estas adentram no universo feminino e relatam amores e (des)amores, expectativas e frustrações. Entre beijos e sorrisos, silêncios e poesias, noites escuras e luas abrasivas. Tem como pano de fundo o cenário ultrarromântico e seus principais temas: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, melancolia, descontentamento, pessimismo; ou, por outro enfoque: profundo subjetivismo, sentimentalismo exacerbado, pessimismo e melancolia, egocentrismo e individualismo, fuga da realidade, escapismo, saudosismo.

O relato de um retorno verbal aos clássicos de cada autor, ao próprio passado vivido em companhia de  Luís de Camões, José de Alencar, William Shakespeare, Oscar Wilde, Homero, Goethe, Baudelaire, Rimbaud, Lord Byron, Alfred de Musset, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Junqueira Freire e Fagundes Varela.

Méroli Habitzreuter

Link da Notícia

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

dois × três =