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CASAN Emite Comunicado Sobre as Acusações a Respeito da Qualidade da Água em Guabiruba

Postado em 22/08/2018 por

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*Fonte imagem : CASAN Emite Comunicado Sobre as Acusações a Respeito da Qualidade da Água em Guabiruba*


Divulgação

Confira na íntegra a nota oficial em que a casan se pronunciou, após acusações manifestadas na Câmara de Vereadores de Guabiruba no dia 14 de Agosto.

 

CASAN RECHAÇA ACUSAÇÕES CONTRA QUALIDADE DA ÁGUA

Inconformada com suposições que teriam sido manifestadas pela empresa Atlantis Saneamento, conforme registrado em sessão do dia 14 de agosto da Câmara de Vereadores de Guabiruba, veiculadas posteriormente na imprensa regional, a CASAN reafirma a qualidade da água que distribui há 47 anos e informa que está tomando providências para responsabilizar os autores de afirmações levianas e infundadas.

Mesmo tentando por mais de três anos firmar Contrato de Programa com a Prefeitura para dar suporte jurídico a investimentos necessários, a CASAN manteve sempre dentro dos padrões legais a operação e manutenção dos Sistemas de Abastecimento de Água. Enquanto gerenciou a operação na cidade, a empresa jamais deixou de cumprir os procedimentos técnicos necessários para garantir a potabilidade do produto distribuído à população.

Além de não ter sido até hoje indenizada pelos ativos não amortizados durante o período de concessão do sistema e ciente de que os gestores municipais optaram por um contrato sem previsão de investimentos, negligenciando assim o estabelecido pela Lei Federal 11.445, a CASAN agora vê sua credibilidade sendo usada para encobrir falhas operacionais da empresa privada que, sem processo de licitação, assumiu o sistema da Guabiruba em abril e está encontrando visíveis dificuldades para abastecer a cidade.

Seria, aliás, prudente que a Vigilância Sanitária e agências reguladoras investigassem o que está ocorrendo de fato com a qualidade da água de Guabiruba atualmente.

As acusações, desprovidas de qualquer prova, servem para justificar a incapacidade da atual empresa em dar resposta aos serviços, e avançam para o campo da difamação e da calúnia, que deverão ser respondidas no devido foro.

Há um reconhecimento entre as empresas de saneamento do país sobre a qualidade da água fornecida pela CASAN, graças aos rigorosos procedimentos de controle observados pela empresa estatal de Santa Catarina e devido aos cuidados que a área técnica dedica a todas as etapas de tratamento, em especial no complexo e importante processo de filtragem. Para avaliar permanentemente a qualidade de sua água, a Companhia utiliza a tecnologia de 10 laboratórios próprios e de empresas terceirizadas que, no total, produzem mais de 180 mil análises mensais.  

Análises consideradas mais críticas, como as que avaliam a eventual presença de agrotóxicos, metais pesados e resíduos orgânicos, são realizadas em laboratórios externos, todos acreditados pela norma ABNT ISSO/IEC 17.025:2005 – numeração que representa um importante selo de garantia. Nas estações que captam água em mananciais de superfície são realizadas análises de rotina a cada duas horas.

Por tudo isso, a CASAN rechaça publicamente as acusações que acabam semeando injustificada e indevidamente graves desconfianças entre os munícipes, encontrando-se à disposição para novos e maiores esclarecimentos.

Assessoria

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