Ouça agora

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

Braço robótico projetado por acadêmico da UNIFEBE é apresentado em Congresso Internacional de Engenharia Mecânica

Postado em 16/03/2022 por

Feature image

*Fonte imagem : WhatsApp-Image-2022-03-15-at-18.25.01*


Equipamento para fins didáticos foi desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso do acadêmico de Engenharia Mecânica

O braço robótico projetado e desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pelo acadêmico de Engenharia Mecânica da UNIFEBE, Lucas Guimarães, foi apresentado para estudiosos e profissionais do mundo todo, no 26º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica – COBEM. O evento científico realizado em 2021, em Florianópolis, reuniu os trabalhos de destaque na área, em uma programação de apresentações de artigos e experiências sobre as mais várias áreas de atuação da Engenharia Mecânica.

No Congresso, Lucas e o professor Júlio César Frantz, compartilharam a pesquisa, que resultou no projeto e construção de um braço robótico de baixo custo para fins didáticos. “Tecnologia e educação estão diretamente relacionadas quando pensamos em futuro. No entanto, para estudar robótica, uma das vertentes tecnológicas utilizadas na indústria, os custos são elevados, o que instigou o acadêmico a ir além e criar um kit didático, por um valor acessível, para o ensino prático da robótica”, explica o professor orientador do projeto, Júlio Frantz.

O interesse pelo tema surgiu antes do término do curso de Graduação, nas aulas da disciplina de Sistemas Robóticos, componente curricular na qual os estudantes aprendem a projetar e programar um robô. Para o projeto e construção de um braço robótico educacional de baixo custo, com ênfase na indústria 4.0, o acadêmico elaborou uma pesquisa aplicada, utilizando o processo de Desenvolvimento do Produto (PDP).

Durante o desenvolvimento do protótipo, Lucas orçou bancadas didáticas de até R$ 400 mil reais. O braço robótico do estudante custou em torno de R$ 680 reais, considerado de baixo custo, comparado a produtos com a mesma finalidade disponíveis no mercado. “A robótica é uma tecnologia que cada vez mais teremos contato no nosso dia a dia, já que os robôs substituirão operações nocivas aos seres humanos. O intuito do TCC do Lucas é que tenhamos esse equipamento, para que mais pessoas aprendam na prática como projetar e programar um robô e utilizem isso a favor de uma formação profissional mais didática e qualificada”, complementa Frantz.

Para o acadêmico, Lucas Guimarães, apresentar em um congresso internacional o resultado de sua pesquisa foi gratificante. “Esse trabalho é uma fonte para quem pesquisa sobre robótica educacional e sobre a indústria 4.0 e, poder levar essa informação aos profissionais do mundo inteiro, enriqueceu meu conhecimento acadêmico e me deu oportunidade de aprender ainda mais com outros pesquisadores”, enalteceu Lucas.

A supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, esclarece que ao longo da Graduação os estudantes da UNIFEBE são incentivados a participarem de eventos científicos. “Ao longo do curso eles se familiarizam com as mais diversas atividades científicas, o que os estimula a buscarem sempre mais. Os professores também são fundamentais nesse processo e, por isso, eles ficam tão orgulhosos quanto os próprios alunos, quando um trabalho é aprovado em um congresso internacional. Temos certeza a que de quando isso acontece, a missão da universidade é concluída com sucesso, pois o acadêmico vai para o mercado de trabalho com uma nova visão de mundo”, conclui Rafaela.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

20 + sete =