Ouça agora

Destaques

Lateral

Locais/Regionais

Compartilhe agora

ACIBr apresenta Planejamento Estratégico para os próximos anos

Postado em 20/02/2024 por

Feature image

*Fonte imagem : ACIBr*


Validação do plano contou com presença de diretores, conselheiros e coordenadores de Núcleos Setoriais da entidade

Na noite de segunda-feira, 19 de fevereiro, a Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) reuniu sua Diretoria, Conselho Fiscal e coordenadores dos Núcleos Setoriais para a validação do planejamento estratégico da entidade.
A estruturação do projeto para os próximos anos da ACIBr teve início no dia 5 de fevereiro, com a mediação de Osmar Vicentin, diretor superintendente do Instituto Del e, agora, avançou para mais uma etapa.
Do encontro realizado no começo do mês, foram levantados 36 objetivos, divididos nas áreas de desenvolvimento local, cultura associativista e gestão, que agora serão trabalhados com a diretoria, equipe interna, Núcleos Setoriais e associados. “Naquele primeiro encontro demos espaço para cada diretor falar suas expectativas e, daquele bate-papo, conseguimos reunir tudo e organizar junto com o Instituto Del. Hoje foi o momento de trazer para os associados para que eles possam também complementar com sugestões e ideias para que esses objetivos se realizem”, destaca o presidente da ACIBr, Marlon Sassi.
Ele ressalta a importância da associação para o desenvolvimento da comunidade local e regional e como o planejamento das ações da entidade pode contribuir ainda mais. “Esse é o começo, antes de irmos a campo. É um alinhamento para que possamos caminhar no mesmo sentido. Todos os nossos 800 associados caminhando juntos. Tenho certeza que daremos ainda mais visibilidade para a associação e ajudaremos o município a se desenvolver. A ACIBr já ajudou muito os municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, em diversas áreas do desenvolvimento e assim queremos continuar avançando”.

Sistema de gestão
Osmar Vicentin, diretor superintendente do Instituto Del, organização não governamental que tem como missão criar ambientes favoráveis para a implementação de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento econômico e social nos municípios, afirma que esta é uma etapa importante do planejamento, já que as propostas foram apresentadas para um grupo ampliado, de mais de 70 pessoas. O próximo passo, segundo ele, é fazer a gestão desse planejamento por meio de projetos e tarefas. “Apresentamos uma plataforma de gestão desses projetos na qual agora teremos os indicadores e, principalmente, poderemos estruturar de forma que as informações e os avanços não se percam, principalmente os projetos que dependem do poder público e de terceiros para se concretizarem. Teremos uma sequência lógica de tudo que já foi trabalhado”, explica.
Para o presidente da ACIBr, ter uma ferramenta própria para acompanhar todas as demandas e ações levantadas na entidade vai contribuir para que a associação seja ainda mais efetiva em seus pleitos.
“Vamos conseguir acompanhar a todo momento os avanços que damos, documentando tudo que acontece e evitando que as coisas se percam no caminho quando demoram para se realizar. Temos o exemplo da Barragem de Botuverá que há 14 anos é tema de nossas discussões e sempre precisamos correr atrás de documentação. Com essa ferramenta, tudo estará preservado por anos, facilitando os avanços”.

Amadurecimento da entidade
A vice-presidente da ACIBr e vice-presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Rita Cassia Conti, destaca que o alinhamento do planejamento é essencial para fortalecer ainda mais a entidade. “Colocar as ações no papel, ver as diretrizes, saber onde queremos chegar é fundamental. Mostra o amadurecimento da entidade que vai fazer 90 anos e o quanto ela ainda pode crescer, focando, principalmente, nos bons negócios dos nossos associados para que eles se sintam tranquilos para empreender e empregar mais pessoas, sabendo que tem uma entidade de muita credibilidade que os representa”, comenta.
Rita ressalta ainda a participação do Instituto Del, que é um braço da FACISC, e quanto podem contribuir para o desenvolvimento das ações da entidade em Brusque. “É muito importante ter alguém que nos guie nesse processo e o Instituto Del é muito qualificado. Como vice-presidente estadual da FACISC, estou muito feliz em ver o desenvolvimento da ACIBr e o quanto ainda pode contribuir para o desenvolvimento local e regional”.

Deixe um comentário

Ao enviar um comentário você concorda com nossas politicias de comentários, saiba no link ao lado. política de comentários

vinte − 20 =