Ouça agora

Tecnologia

Compartilhe agora

WhatsApp ganha visual repaginado no Android; veja o que mudou

Postado em 19/04/2024 por Sistema Plug

img-page-categoria

Fonte imagem capa:Imagem: AARN GIRI/Unsplash

Não, seu WhatsApp não foi o único a amanhecer nesta sexta-feira (19) com uma nova interface no Android. Aparentemente, desde ontem (18), a plataforma começou a liberar as novas cores do aplicativo para o público geral, alcançando muitas pessoas no Brasil — incluindo repórteres do TecMundo.

Diferente do que foi a mudança da barra de navegação para a parte de baixo, a atualização mais recente não muda em nada na usabilidade do mensageiro. As alterações são puramente visuais, mas dão um visual nunca visto para o app estável no Android e, de certa forma, o aproxima do estilo presente no programa para iOS.

Confira todas as mudanças:

  • Barra de título agora não é mais verde, adotando visual escuro ou claro (definido pelo usuário);
  • Os ícones de atalho para áudio, câmera e busca foram revisados;
  • A cor de seleção da barra de navegação foi revista;
  • O ícone de nova conversa foi revisto;
  • O plano de fundo da interface está mais escuro;
  • O contabilizador de mensagens pendentes mudou de cor.

Aparentemente, o novo visual é distribuído de forma gradativa. Contudo, o processo parece acontecer de forma acelerada: nas redes sociais, são numerosos os relatos de usuários relacionados à paleta de cores.

Uniformização do WhatsApp

Essa é mais uma das revisões visuais recentes do WhatsApp. Em fevereiro deste ano, o mensageiro apareceu com a paleta de cores esverdeada no iOS, abandonando de vez o tom de azul adotado anteriormente.

Por muitos anos, o WhatsApp apresentava visual diferente entre as versões de Android e iOS. No iPhone, o aplicativo adotava um estilo mais sóbrio, pautado no estilo do sistema da Apple, enquanto o mensageiro para Android tinha uma identidade mais distinta, cheia de cores que remetiam à marca da plataforma.

Nos últimos meses, porém, o WhatsApp parece focado em uniformizar as experiências. Para isso, a Meta buscou um meio-termo entre suas cores marcantes e o visual moderno do iOS, agora aplicado nos sistemas da Apple e do Google.

Se o seu aplicativo não apareceu com o estilo novo ainda, vale conferir se há atualizações pendentes na Play Store.