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Spotify irá oferecer assinaturas dentro do próprio app no iOS

Postado em 24/01/2024 por Sistema Plug

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Fonte imagem capa:Imagem: GettyImages

Spotify se prepara para oferecer assinaturas dentro do próprio app no iPhone. Nesta quarta-feira (24), a companhia divulgou como será a experiência de compra para consumidores que residem na Europa.

A inclusão das ofertas dentro do próprio app começará em março e é uma consequência da Digital Markets Act (Lei dos Mercados Digitais, em tradução livre) que abre caminho para que plataformas sejam livres para divulgar e processar pagamentos livremente.

Até então, a Apple tomava 30% de todas as vendas feitas no aplicativo. Como contramedida, o Spotify não permitia que usuários de iPhone e iPad assinassem o serviço a partir do aplicativo, exigindo o redirecionamento para web, prejudicando a experiência do consumidor.

Contudo, agora que a legislação mudou, o Spotify pode finalmente permitir novas assinaturas a partir do aplicativo. No X, a empresa mostrou como deve ser a experiência final.

Mudança do Spotify será implementada em março

A nova experiência de compra no Spotify começará a ser implementada em 7 de março deste ano. Contudo, a eficiência do novo sistema ainda é incerta.

Até o momento, a Apple ainda não divulgou como vai se adequar a nova legislação. As políticas que desenvolvedores deverão seguir não foram definidas — e é possível que a empresa espere até o último momento para anunciá-las.

O analista da Bloomberg, Mark Gurman, aponta que a empresa lançará uma espécie de App Store alternativa para que desenvolvedores possam lançar apps com maior liberdade, enquanto a loja padrão continuaria seguindo regras mais restritas. Se o rumor for verdadeiro, é possível que o Spotify só possa cobrar pela assinatura no app distribuído por essa segunda loja.

A divulgação da nova experiência de compra do Spotify no iOS não foi em vão: a plataforma de streaming briga com a Apple sobre a comissão da App Store há anos — e usa a pressão pública para favorecer seus argumentos.

Em outubro de 2019, a plataforma de streaming chegou a lançar uma campanha publicitária para exigir um jogo limpo por parte da Apple. No vídeo, o Spotify apontou para algumas arbitrariedades da Apple no segmento.