public Notícia
Home/ Notícia

Divulgação

Hospital Azambuja recebe vistoria da Prefeitura de Brusque nos novos leitos de UTI

O Hospital Azambuja recebeu na tarde desta segunda-feira, 15 de junho, a visita do prefeito de Brusque, Dr. Jonas Oscar Paegle, do secretário de Saúde do Município, Dr. Humberto Fornari, e demais profissionais da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, para vistoria dos novos dez leitos de UTI da instituição. Na oportunidade, foram checados todos os equipamentos que compõem cada leito e as instalações necessárias para a utilização da Unidade de Terapia Intensiva, que será disponibilizada a pacientes com diagnóstico de Covid-19.

De acordo com o diretor técnico e chefe de UTI do hospital, Dr. Eugênio José Paiva Maciel, os novos dez leitos foram montados em tempo recorde pela instituição. “Entre a ideia e a resolução foi muito rápido. Em dez dias conseguimos o espaço, recebemos as dez camas de doação dos empresários, além dos ventiladores que recebemos do Estado. A equipe que atuará nestes leitos está sendo montada com a parte de enfermagem, e a parte da equipe médica será a mesma da UTI geral, que já tem experiência, coordenada por mim. Esta UTI irá atender exclusivamente casos de Covid-19, que terão critérios de internação, ou seja, serão pacientes que irão precisar de ventilação mecânica, com Covid-19 confirmado e risco de morte”, revela.

O administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, ressalta toda a força-tarefa realizada pelas equipes da instituição para que a nova ala da UTI com os 10 leitos, ficasse pronta. “Desativamos o berçário, instalando ele junto à ala de pediatria do hospital, para utilizarmos este espaço para os novos leitos de UTI, uma área que já planejávamos utilizar para este fim. Contamos com o trabalho das equipes inclusive aos finais de semana, para dar agilidade a todas as instalações necessárias e conseguimos deixar os leitos prontos nesse curto espaço de tempo. De nossa parte a UTI está preparada e agora a Secretaria de Saúde emitirá seu parecer, como também a Vigilância Sanitária, para que o credenciamento seja realizado e possamos atender os pacientes”, enfatiza.

 

Credenciamento

O secretário de Saúde, Dr. Humberto Fornari, comenta que a partir da vistoria, a Secretaria de Saúde encaminhará via Secretaria de Estado, a solicitação para credenciamento dos novos leitos junto ao Ministério da Saúde. “Fiquei bastante surpreso positivamente, porque a UTI está praticamente pronta, faltando pequenos detalhes burocráticos. Para nós é gratificante saber o quanto lutamos e buscamos junto ao Estado e também à comunidade brusquense a realidade desta instalação. Essa vistoria serve para verificarmos se os materiais são condizentes ao bom funcionamento de uma UTI. E nos surpreendeu o espaço onde foi instalada a UTI, com toda organização física consistente. Hoje mesmo estaremos encaminhando nosso relatório junto à Secretaria de Estado de Saúde, para que ela dê prosseguimento a este pedido de credenciamento. Não temos um prazo estipulado para que isto ocorra, mas estamos contemplando tudo o que nos foi exigido em tempo recorde. Acreditamos que o espaço-tempo, que vai decorrer de hoje até o Ministério de Saúde credenciar estes leitos, leve de 20 a 30 dias”, projeta.

O prefeito de Brusque, Dr. Jonas Paegle, classificou o momento da vistoria como muito importante para a cidade e toda região. “Vimos aqui hoje a ala da nova UTI para Covid-19 com dez leitos, com as camas montadas, a tubulação de oxigênio e sistema todo preparado. São leitos novos, exclusivos para Covid-19, onde os pacientes dessas cidades da região poderão ser transferidos para cá e não para outra cidade do Estado. É importante termos essa estrutura e creio que quando passar a pandemia, teremos essa UTI de reserva, para suprir a necessidade de atendimento de outras patologias”, complementa.

Além da doação dos 10 respiradores por parte do Governo do Estado, o Hospital Azambuja também contou com a doação das 10 camas hospitalares por parte das seguintes empresas, pessoas e instituições: empresário Luciano Hang (4), Supermercados Archer (1), Ótica Moderna (1), FIP (1), Supermercados Carol (1), Lojas Maçônicas de Brusque (1) e Sintimmeb Saúde (1).  



Assessoria Prefeitura

  • message
    Postado por
    GUABIRUBA FM
  • today
    Data
    22/06/2020
  • folder
    Categoria
    Locais e Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug

more Leia também


calendar_today Últimas Notícias

Peça sua Música


share Publicidade


cloud Previsão do Tempo


thumb_up_alt Social Aplicativo





GUABIRUBA FM

Rua Brusque, Edif. Teonila, Sala 208

Centro, Guabiruba - SC 88.360-000
Telefone: (47) 3308-0761
Social Aplicativo
Copyright © 2019 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S - Version 1.6.0