Ouça agora na Rádio

N Notícia

Divulgação

FOTO: Divulgação

Kohler & Cia comemora 70 anos de trajetória

Mais de mil pessoas participaram da festa no bairro Aymoré

Qual o valor de um sonho? Vinte e cinco contos de réis eram tudo que os irmãos Paulo, Érico e AloisKohler tinham para investir em um negócio próprio: uma marcenaria para empregar a família. Hoje, 70 anos depois, o empreendimento apresenta uma trajetória de sucesso que mudou, inclusive, o foco de atuação, pautado na necessidade de mercado. A empresa Kohler & Cia, com sede em Guabiruba, oferece serviços de tinturaria, estamparia rotativa e estamparia digital. Seu parque fabril foi erguido em duas unidades, que somam uma área de mais de 30 mil metros quadrados, onde quase 500 colaboradores impulsionam uma produção de 64 toneladas todos os dias! Um sonho que se concretizou... Mas sem perder a essência.

Neste domingo, 29 de setembro, a empresa comemorou sua trajetória com as pessoas mais importantes: seus colaboradores e familiares. Mais de mil pessoas participaram da festa, realizada no Salão Comunitário da Igreja São Cristóvão, no bairro Aymoré. Uma comemoração idealizada há bastante tempo, e que se transformou em realidade, de acordo com uma das diretorasda empresa e integrante da Comissão Organizadora dos 70 Anos, Jane Marlize Kohler Maroli. “Quando idealizamos esta festa a primeira coisa que observamos foi que a data cairia justamente em um domingo. Nosso propósito sempre foi fazer uma comemoração em que pudéssemos integrar nossos colaboradores e seus familiares. Porém, era um desafio, diante do número elevado de pessoas. Tivemos a felicidade de compartilharmos esta ideia e recebermos o apoio de diversos colaboradores, que se colocaram à disposição para ajudar. E hoje, estamos realizando um sonho. São vários os sentimentos que temos nesta data, de gratidão, de muito amor recebido, de felicidade. Sempre fomos uma família grande e hoje estamos comemorando com as famílias que estão dentro da Kohler”, enfatiza.

De acordo com a gerente de Marketing, Nicole Kohler, a festa é um momento ímpar de frisar a importância do colaborador para empresa, unindo forças para fazer a Kohler & Cia crescer cada vez mais. “Poder comemorar os 70 anos da empresa com nossos colaboradores é uma felicidade muito grande. É um momento de muita gratidão aos fundadores da Kohler, que hoje não estão mais conosco, mas certamente, de onde estiverem, estão muito felizes e orgulhosos”, ressalta.

A festa é uma das ações dentro da programação dos 70 anos da Kohler & Cia, que envolveu neste ano de 2019, diversas atividades voltadas ao endomarketing, melhorias de estrutura física, palestras e cursos. “São 30 ações, sugeridas pelos próprios colaboradores, e que acontecerão ao longo deste 70º ano. Muitas já foram realizadas, mas ainda há muita coisa boa por vir”, destaca.

Entre as ações, está o reconhecimento aos quase 200 colaboradores com mais de 10 anos de empresa. Para representá-los no dia da festa, os colaboradores com mais tempo de serviço, acima de 30 anos, foram chamados ao palco e presenteados. E ao longo desta semana, todos os demais colaboradores que completarem aniversário de ‘casa’, também serão reconhecidos. “Era algo que sempre tivemos intenção de fazer, mas como envolvia muitos colaboradores, precisava ser bem planejado. A festa é um marco, e a partir dela, todos os anos, faremos esta homenagem aos colaboradores”, revela Nicole.

Homenagem

Os diretores da Kohler & Cia também receberam uma homenagem. Em nome dos quase 500 colaboradores da empresa, o supervisor da estamparia rotativa, Juliano Weege, fez a leitura de algumas palavras carinhosas. “Saibam que somos extremamente gratos por termos diretores tão unidos, sábios, que sabem dividir assuntos de família e trabalho, o que é um grande desafio. Que tocam com maestria essa empresa, tomam grandes decisões, pensam no bem de todos e sacrificam seu tempo para resolver da melhor forma as questões que vão surgindo”, afirma.

Juliano foi muito feliz ao lembrar que os diretores sempre enfatizam o quão difícil foi a fundação da empresa, em um ato de ousadia e coragem de seus pais. No entanto, às vezes, se esquecem das próprias dificuldades que enfrentam na luta diária de levar em frente este sonho iniciado em 1949 pelos irmãos Kohler. “Alguns de vocês começaram a trabalhar muito cedo na empresa, aprendendo desde criança sobre tinturaria, maquinários e processos. Alguns vieram depois, mas também encararam com garra os desafios. Vocês doaram seu tempo, conhecimento e energia. Deram o sangue para a empresa crescer e chegar ao que ela é hoje. Vocês não pegaram o bonde andando, vocês deram uma nova dirão a ele e fizeram do percurso uma viagem inesquecível”, completa.

Ao finalizar o discurso, Juliano enfatizou a gratidão pelo trabalho que tem, sustento também de tantas famílias. “Somos gratos porque vocês uniram forças e investiram na empresa, sempre com uma visão muito humana, valores que aprenderam com seus pais. Saibam que nos espelhamos em vocês todos os dias”, ressalta.

Missa de Ação de Graças

Quando o sol começava a colorir a manhã de domingo, os sinos da Igreja São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba, anunciavam o início de uma celebração especial. No dia em que a Igreja comemora os arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, também foi realizada uma missa de Ação de Graças pelos 70 anos de fundação da empresa Kohler & Cia, presidida, inclusive, por um familiar: Padre Geraldo Kohler, filho de Érico Kohler, um dos três fundadores.

“O sonho iniciou em 1949, através de Paulo, Érico e Alois, e continua hoje, através do trabalho da segunda e da terceira geração. Já a quarta geração também está por aí, engatinhando”, disse o religioso.

Assim como a vida e seus dias que nem sempre saem como o planejado, padre Geraldo refletiu sobre a história do empreendimento em épocas de dificuldades e incertezas. “Mas nós não desanimamos, porque é necessário passar por isso. Vencedor é quem consegue seguir em frente, usando da inteligência e da capacidade que Deus nos dá e que se aperfeiçoa através do estudo e de cursos”, destaca.

O religioso fez referência ao mundo moderno e ao advento da tecnologia, que robotizou muitos processos. “Neste contexto, não devemos esquecer dos pioneiros que, na limitação de seu próprio tempo, mantinham presente a oração e o trabalho. Lembro de, no fim de semana, ir na garupa da bicicleta do pai, participar da missa às 6h, recorda padre Geraldo.

De acordo com o sacerdote, havia algo que os sócio-fundadores sempre diziam ao mencionar o envolvimento sob o aspecto social: “Devemos ajudar a Igreja, porque nela temos a salvação pelos sacramentos. Devemos ajudar o hospital porque ali está o nosso socorro na doença. E devemos ajudar a escola porque só ela tem o conhecimento para um trabalho mais eficiente, realizador e menos cansativo”, lembra.

Concurso de Desenho e Redação

Durante o domingo também foram entregues os prêmios do concurso cultural de desenho e redação: “Kohler & Cia: 70 anos de história”. Na categoria de desenho foram vencedoras as crianças Davi Emanuel Baron, Alois Baumgartner Kohler e Joaquim Siegel. Já na categoria de redação, receberam o prêmio as crianças Matheus Horn Ponticelli, Maria Fernandes M. Ramos, Valentina Siegel Kohler e Mateus Gustavo Leal. Ao final da revelação dos premiados, a empresa convidou todas as crianças que participaram do concurso para receber um presente.

“Este concurso foi pensado com muito carinho, com o intuito de promover a arte e a literatura, através da pesquisa, criatividade e conhecimento. A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão julgadora, formada por representantes das áreas de comunicação, educação e cultura, nos isentando de qualquer influência na hora da escolha”, explica a represente da Comissão Organizadora do projeto, Cláudia Baumgarten.

Convidados especiais

Para marcar os 70 anos de fundação da empresa, foi lançado no dia 1º de setembro um vídeo comemorativo. Apenas na primeira semana de exibição, o material já alcançou milhares de visualizações e superou as expectativas da equipe envolvida no projeto. Em um minuto e meio, não há qualquer referência de produtos, serviços ou relações comerciais. Apenas pequenos traços, que deram vida a grandes sonhos. Valores que edificaram uma empresa, mudaram o rumo de centenas de histórias e aprendizados que se perpetuam, de geração em geração.

Os atores que fizeram parte desta produção foram Jerônimo Gomes e Maria Clara Mendonça dos Santos que marcaram presença especial no evento.

“A emoção é tamanha que confesso: pela experiência que tive ao longo da vida na área da propaganda, este trabalho foi o que me trouxe lágrimas aos olhos, porque recorda toda uma história real, de trabalho e de superação. Hoje aqui, na presença dos filhos, sei que Paulo, Érico e Alois, encontraram nos descendentes a continuidade de suas obras”, pontua o ator Jerônimo Gomes.

FONTE: Ideia Comunicação
Link Notícia