public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Candidatos à prefeitura de Guabiruba participam de debate

Evento foi promovido pela ACIBr em parceria com o jornal O Município e contou com a presença dos três candidatos

Com o objetivo de proporcionar à população de Guabiruba a oportunidade de ouvir as propostas de governo e conhecer melhor cada um dos candidatos à prefeitura do município, foi realizada na noite de sexta-feira, 6 de novembro, o único debate com os três concorrentes ao Executivo guabirubense. O evento foi uma realização da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) em parceria com o jornal O Município.

Por conta das medidas de prevenção à Covid-19, o debate não teve público presente, entretanto foi transmitido da sede do jornal, de forma ao vivo pelo site, canal do Facebook e Youtube do jornal e também pelo Facebook da ACIBr, oportunizando os eleitores a acompanharem de casa o evento, que contou com a presença de Marcos Habitzreuter (PL), Valmir Zirke (PP) e Orides Kormann (MDB).

Mediação

O debate contou com a mediação do editor-chefe de O Município Blumenau, Cristóvão Vieira, e foi dividido em quatro blocos, onde os candidatos tiveram a oportunidade de responder a diversas perguntas e apresentar suas propostas aos eleitores na reta final da campanha.

A ordem de posicionamento de cada um no estúdio também foi definida em sorteio realizado no final do mês de outubro, na presença de representantes das candidaturas.

Além disso, o evento contou com presença de uma Comissão Julgadora do debate, representada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Brusque, através de seu presidente Dr. Renato Munhoz, e da secretária-geral da Subseção, Dra. Cristiana Melo Martiniuk Guérios; bem como da jornalista Brenda Pereira, que avaliaram as solicitações dos representantes dos candidatos ao longo do encontro.

Perguntas e temas

Nos quatro blocos, os três candidatos tiveram oportunidades iguais de perguntar e responder questionamentos. No primeiro deles, Habitzreuter, Zirke e Kormann responderam a questões formuladas pela ACIBr. Já nos blocos 2 e 3 foram feitas perguntas entre os próprios candidatos: no segundo bloco as perguntas tiveram temas específicos e, no terceiro, os candidatos realizaram perguntas entre si, com tema livre.

Nos três primeiros blocos, os candidatos também tiveram o direito a réplica e tréplica, com tempos definidos para perguntas e respostas. Já o quarto e último bloco foi destinado para as considerações finais de dois minutos para a palavra livre de cada um dos candidatos.

Avaliação

Para a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti oportunizar a população a ouvir o diálogo e as propostas de cada candidato integra um momento muito importante e democrático no processo eleitoral. “É algo único, construtivo e de amadurecimento da nossa política. Parabéns aos três candidatos que estão expondo seus planos de governo para esclarecer a população de Guabiruba. A ACIBr e o jornal O Município se sentem fortalecidos e honrados em proporcionar esse debate para toda a população, pois temos certeza que irá vencer o melhor candidato. E é através de um debate coerente, com transparência, que vimos as ações de cada um e o plano de governo de todos, em prol da construção de um futuro melhor. Parabéns ao jornal e também aos três candidatos que se fizeram presentes”, avaliou.

Da mesma forma o presidente da OAB de Brusque, Renato Munhoz enalteceu a importância do evento, que de forma democrática e transparente oportunizou à população mais esclarecimento. “É um momento que traz luz à democracia e ao povo guabirubense. A OAB de Brusque agradece a oportunidade de participar deste evento ímpar para Guabiruba, para mediar eventuais situações que pudessem ocorrer e ficamos felizes que a tivemos apenas um momento de solicitação. Vamos aguardar o próximo debate, na certeza que tudo ocorrerá bem, da mesma forma que hoje”, destacou.

Iniciativa

Entre os candidatos a avaliação sobre o evento também foi positiva. “É um espaço democrático muito importante, tanto para os candidatos como para os eleitores, que precisam conhecer as propostas e assim possam fazer uma escolha consciente. E quem ganha com isso é toda a sociedade, a população local e o município”, comentou Marcos Habitzreuter.

Valmir Zirke também considerou o evento como muito oportuno para todos: candidatos e eleitores. “Parabéns por essa oportunidade dada a nós, candidatos, para que os guabirubenses possam fazer a sua escolha no dia da eleição. Foi um momento para apresentarmos nosso projeto e o público conhecer melhor nosso trabalho. Com esse debate, com certeza Guabiruba pode avaliar o melhor candidato e fazer suas escolhas”, pontuou.

Orides Kormann também enalteceu a importância do evento e parabenizou a ACIBr e o jornal pela iniciativa. “É um momento democrático, os três candidatos reunidos, discutindo, mostrando as suas ideias para a população que poderá fazer a sua escolha no dia 15. Parabéns a organização e a todos que nos prestigiaram e nos assistiram esse debate”, completou.

  • message
    Postado por
    Rádio Guabiruba FM
  • today
    Data
    08/11/2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug