public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

ACIBr media reunião entre Federações catarinenses

Em pauta estava o Aeroporto de Navegantes e a busca de ações que garantam sua internacionalidade e operação de cargas

Uma importante reunião virtual, que uniu os presidentes da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), foi mediado pela presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Rita Cassia Conti, na tarde da última terça-feira, 29 de setembro. Em pauta estava a ampliação do Aeroporto de Navegantes, com um edital em aberto, que pode comprometer voos internacionais e operações de carga.

“É um dia importante, porque nosso encontro contou com a presença de representantes do setor produtivo, comercial, tecnológico e de turismo, além dos presidentes das duas Federações catarinenses e demais lideranças regionais. Em 2019 o aeroporto de Navegantes atendeu mais de dois milhões de passageiros e apresentou um volume gigantesco de cargas em processo de importação e exportação. Não podemos retroceder neste aspecto”, avalia a presidente da ACIBr.

O principal pleito da classe é que o edital, que propõe a ampliação da pista de decolagem e de pouso em 50 metros seja, na verdade, de dois quilômetros. “Foram apresentados dados econômicos que reforçam a necessidade deste investimento que trará prosperidade ao Estado”, esclarece Rita.

Segundo ela, durante a reunião foi traçado um pequeno plano de ação entre as entidades, que será liderado pela Facisc.  “Vamos também produzir um documento, assinado pelas federações e demais lideranças, para envio ao Governo Federal”, enfatiza Rita.

Além da presidente da ACIBr, participaram da reunião o vice-presidente regional da Fiesc no Vale do Itajaí-Mirim, Ingo Fischer; o vice-presidente da Regional da Fiesc no Vale do Itajaí: Ulrich Kuhn;  o vice-presidente regional da Fiesc na Foz do Rio Itajaí, Maurício Cesar Pereira; e o diretor Marcus Schlösser, também presidente do Sindicato das Industrias de Fiação e Tecelagem de Brusque (Sifitec).

Participação

Durante a reunião, os presidentes da Facisc, Jonny Zulauf, do Sistema Fiesc, Mario Cezar de Aguiar e o presidente eleito da Facisc, Sérgio Alves, ressaltaram em seus discursos o quanto o transporte de cargas do aeroporto de Navegantes é importante para a competitividade da economia catarinense.

Além disso, o superintendente Aeroporto Internacional de Navegantes, Jaison Mello, fez uma breve explanação sobre a atual situação do aeroporto, o movimento operacional e a obra do terminal de passageiros.

Busca contínua

Liderando o encontro, o vice-presidente da Facisc para a regional Alto Vale, Rinaldo Luiz Araújo, destacou que a classe empresarial precisa negociar com o Governo Federal para reverter o investimento que o governo pretende fazer em perfumarias para a construção da pista de cargas que fará a diferença para o desenvolvimento do estado.

Segundo ele, já foi enviado oficio ao ministro da Infraestrutura apontando as discordâncias e inconsistências da concessão, porém as respostas não atenderam as expectativas dos envolvidos. “Temos que resolver ou resolver. Não vejo outro caminho para o desenvolvimento de Santa Catarina”, ressaltou Araújo.

Na avaliação do presidente da Fiesc, Mário César Aguiar, há fortes argumentos para as alterações e, se não se resolver a questão da pista agora, será muito difícil fazer depois. “SC tem condições de solicitar ao ministro da Infraestrutura que encontre um caminho sobre a concessão”, declarou.

“Acompanho a tempo esta situação do aeroporto e acredito que temos dois caminhos diante desta situação. Um é mostrar as inconsistências em relação aos dados no Tribunal de Contas, outro caminho é a importância de o edital contemplar o investimento numa segunda pista, até como prioridade”, declarou o recém-eleito presidente da Facisc, Sérgio Alves.

Demais presenças

O encontro contou ainda com a participação de representantes das Acis de: Presidente da Acibalc – Maria Pissaia, Presidente da Acib – Avelino Lombardi, Presidente de Acig – Nelson Bornhausen Presidente de Acidi – Renato Tomio, Presidente de Acii – Mario César dos Santos, Presidente da Acin – Verner Dietterle, Presidente da Acipen – Cionei Zanotti, Presidente da Acip – Peter Volkmann, Presidente da Acimvi – Jeter Reinert Sobrinho

Também foram convidados: vice-presidente de Marketing da ACATE e Presidente da BLUSOFT – Henrique Bilbao, Presidente do Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu – Rafael Mayer, Gerente Administrativo da Pac Log – Jean Pablo, Presidente do COMTUR e Vice-Presidente de Turismo da Acibalc – Osny Maciel Júnior.

  • message
    Postado por
    Rádio Guabiruba FM
  • today
    Data
    06/10/2020
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug