public Notícia
Home/ Notícia
public Notícia

Integrantes do Núcleo de Cervejeiros da AmpeBr são finalistas em concurso estadual de cerveja caseira

Assessoria AMPEBr

Os cervejeiros Carlos Alberto Pereira Júnior e Vitor Ristow, que fazem parte do Núcleo de Cervejeiros Artesanais de Brusque e Região (Nucervarte), da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) foram finalistas do VI Concurso Estadual de Cervejas Caseiras. Promovido pela ACervA Catarinense – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina, a premiação foi realizada no dia 30 de setembro, em Laguna. Na oportunidade Ristow levou a Medalha de Ouro na categoria Belgian Leves e/ou Escuras (categoria estilo) e o troféu de ‘Best of Show’, com o terceiro lugar por sua Belgian Pale Ale (categoria geral do concurso). Já Pereira Júnior levou a medalha de prata na categoria Belgian Fortes e/ou Escuras (categoria estilo).

Três amostras de cada tipo de cervejas produzidas por eles foram enviadas no mês de agosto para avaliação da disputa, que contou com juízes renomados e até internacionais. Segundo os integrantes do Núcleo da AmpeBr, para receber o reconhecimento as cervejas não apenas precisaram agradar o paladar dos jurados, mas seguir as diretrizes internacionais e se enquadrarem em vários critérios de avaliação técnica, dentro de cada estilo. Foram cerca de 400 inscritos no concurso. “Blumenau e Florianópolis são regiões já tradicionais que produzem cervejas artesanais. E, ao representamos Brusque na oportunidade, também fez com que os participantes enxergassem que aqui também tem produção de cervejas artesanais de alta qualidade”, completa Pereira Junior.

 

Satisfação

Vitor Ristow é engenheiro de produção e empresário de uma distribuidora de cervejas de Brusque. Há um ano e dois meses passou a se dedicar à produção artesanal de cervejas e pela primeira vez participou da disputa. “Foi muito gratificante receber esse conhecimento. Fazemos cerveja em busca de um produto que esteja dentro do padrão de qualidade e que agrade o paladar. E poder ter esse reconhecimento, em especial ser premiado na categoria geral do concurso, indica que estou no caminho certo”, declara.

Carlos Alberto Pereira Junior é tecnólogo têxtil e empresário, e em 2016 já havia participado da mesma disputa, onde recebeu a Medalha de Ouro (categoria estilo) por uma de suas cervejas.  Produtor de cerveja artesanal há três anos, e dono de um comércio que vende equipamentos e ingredientes para esse tipo produção, ele também fala sobre a satisfação em ter o produto reconhecido no Estado. “A produção exige que se sigam as diretrizes internacionais de padrão, e sempre busco isso nas cervejas que produzo. E o maior desafio é tentar ‘ler’ uma cerveja e agregar a teoria à prática. Por ter especialistas renomados nesse concurso, poder receber uma premiação por isso é muito gratificante”, ressalta.

 

Associativismo

Em relação ao Núcleo, ambos os integrantes destacam que cada vez mais as ações realizadas pelo grupo têm contribuído para o fortalecimento da cultura cervejeira na cidade. “Conseguimos trazer para Brusque uma maior divulgação da produção cervejeira daqui, bem como cursos que são oferecidos em outras cidades e passaram a ser oferecidos aqui. Assim fomentamos a produção não apenas como um hobby, mas também instigamos os demais produtores a capacitá-los e fazer como que essas cervejas também sejam reconhecidas”, comentou Vitor. Segundo ele, com a participação no Núcleo a distribuidora de cerveja também passou a agregar novos produtos que agradaram o paladar dos clientes.

Da mesma forma, Pereira Júnior acredita que integrar o Nucervarte tem sido um grande diferencial para o fomento da cultura cervejeira. “Como lojista e cervejeiro, só tive a ganhar com o Núcleo, não apenas pela parceria com os demais integrantes, que acabaram comprando equipamentos na loja, mas principalmente porque passamos a compartilhar mais conhecimento sobre a produção, o que é excelente”, salienta.

A partir de agora as expectativas dos cervejeiros são de produzir cada vez mais bebidas de qualidade para participar e vencer mais concursos cervejeiros.

 

Nucervarte

O Núcleo de Cervejeiros da AmpeBr  (Nucervarte) iniciou suas atividades em março deste ano, tendo como objetivo difundir a cultura cervejeira artesanal, agregando pessoas com o mesmo interesse,  para que, através do associativismo, os integrantes possam crescer de forma profissional e tecnicamente. O Núcleo está planejando mais cursos para serem realizados ao longo de 2017. Interessados em participar podem entrar em contato com a AmpeBr, deixar o nome e contato, para mais informações referentes a datas e eventos do grupo: (47) 3351-3811.

 

Saiba mais

A ACervA Catarinense – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina, é uma entidade criada com intuito de fomentar o desenvolvimento da cultura cervejeira, sobretudo da cerveja caseira, produzida de forma artesanal, tanto em Santa Catarina, bem como em todo o território nacional. A entidade pretende contribuir ativamente para o avanço e a consolidação do resgate das milenares tradições de produção de cerveja.

Assessoria AMPEBr

Link da Notícia

  • message
    Postado por
    Rádio Guabiruba FM
  • today
    Data
    09/10/2017
  • folder
    Categoria
    Locais/Regionais
  • code
    Feito por
    Sistema Plug
Copyright © 2020 Sistema Plug Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Web Plug | J.S
Copyright © 2020 | Sistema Plug
Desenvolvido | Web Plug